BLOG

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental?

Conheça essa forma de psicoterapia que aborda como a pessoa enxerga a si mesma, o mundo e as outras pessoas.


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem teórica e prática da psicologia. As primeiras pesquisas nessa linha foram feitas com pacientes depressivos, no entanto, ao longo dos anos foi constatada cientificamente a eficácia da TCC em diversos transtornos: Transtorno de Pânico, Distúrbios de Aprendizagem, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Fobia Social, entre muitos outros.

A TCC trabalha com o entendimento de que não são os acontecimentos isoladamente que produzem consequências para os sujeitos, e sim as interpretações e sentimentos que se tem sobre esses acontecimentos. Ademais, os teóricos dessa linha demonstram que pensamentos, sentimentos e comportamentos estão totalmente interligados, afetando-se mutuamente.


A TCC é eficaz em casos de:

Transtornos de pânico, ansiedade, obsessivo-compulsivo, distúrbios de aprendizagem, fobia social e outros.

Nessa abordagem, paciente e terapeuta trabalham de forma colaborativa, orientando-se para os objetivos que propiciem o bem-estar do sujeito. As sessões são limitadas no tempo, ou seja, há uma estruturação para cada #transtorno que prevê aproximadamente a duração da terapia, podendo variar dependendo do caso e das comorbidades. É importante ressaltar que a Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem educativa, tendo como um dos objetivos ensinar o paciente a identificar e agir sobre seus sintomas, enfatizando a prevenção de recaídas após o término da #terapia.


Vale ressaltar as palavras de Aaron Beck (1964), criador da Terapia Cognitivo-Comportamental: “A TCC é uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (inadequados e/ou inúteis)”.


73 visualizações

© 2018 por Odesign (21)99202-2997